História

História

A FECAPE – Federação Capixaba de Pesca e Lançamento, foi fundada em 01/06/1973, com o nome de Federação Capixaba de Pesca e Desportos Subaquáticos, e manteve-se filiada a CBPDS – Confederação Brasileira de Pesca e desportos Subaquáticos até fevereiro de 2012. Em março de 2012 acampanhando outras federações estaduais que não concordavam com a política de gerênciamento da CBPDS que já se estendia por mais de 30 anos sem mudanças na sua direção desfiliou-se junto com suas co-irmãs do RJ, SP, RS e SC. A partir desta data histórica a razão social foi mudada para FECAPE – Federação Capixaba de Pesca e Lançamento.

A FECAPE tem por finalidade: dirimir, difundir, proteger e incentivar, no estado do Espírito Santo, as seguintes atividades: Pesca amadora, praticada de terra firme ou embarcada, de forma costeira ou oceânica, fluviais e lacustres, bem como a modalidade Lançamento.

Hoje estamos filiados à CPBL-NPB – Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento, que foi fundada por 5 federações das que compunham a outra confederação. Sendo elas: Federação Capixaba de Pesca e Lançamento – FECAPE, Federação Catarinense de Pesca e Desportos Subaquáticos – FCPDS, Federação Gaúcha de Pesca e Lançamento – FRAP, Federação Paulista de Pesca e Lançamento – FPPL e Federação de Pesca e Lançamento do Rio de Janeiro – FEPELERJ.

Até a nossa desfiliação da antiga confederação, tínhamos 9 clubes filiados, sendo que dois não concordaram com a desfiliação da Fecape e deixaram nossos quadros.

Atualmente os clubes que compõem o nosso quadro de associados são em número de 7:  Aruanã Clube de Pesca e Desportos Subaquáticos, Âncora Clube de Pesca, Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Clube de Pesca de Santo Antônio, Clube Ítalo-brasileiro do Espírito Santo, Hilal Clube de Pesca e Lançamento, Tormenta Clube de Pesca e Lançamento e Vitóriamar Clube de Pesca.

Nesses quarenta e um anos de fundação, foram escritas muitas histórias de amizade, camaradagem, congraçamento entre os atletas, que mais que atletas, formaram uma grande família. Muitos se tornaram campeões nacionais, sul-americanos e até um vice-campeão internacional. Nossa meta é continuar elevando cada vez mais o nome FECAPE no cenário nacional.